Seguidores

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Violência Não!





Um rapaz de 16 anos e vivia com meus pais, na instituição que meu avô havia fundado, e que ficava a 18 milhas da cidade de Durban, na África do Sul. Viviam  no interior, em meio aos canaviais, e não tínhamos vizinhos, por  isso  as irmãs e ele sempre ficavam  entusiasmados com a possibilidade de ir até a cidade para visitar os amigos ou ir ao cinema.
Certo dia o pai levou o rapaz a cidade onde ele participaria de uma conferência e disse ao rapaz para aproveitar o dia para ir ao mercado e levar o carro na oficina e mais alguns assuntos pendentes. Despediu-se do filho e marcou encontro as 17horas para voltarem para casa juntos. O rapaz cumpriu rapidamente as tarefas e resolveu ir a um cinema próximo onde era exibido um filme de John Wayne. Entusiasmado com o filme esqueceu-se da hora e, quando olhou o relógio já eram 17h30. Correu ao encontro do pai e quando este lhe perguntou porque havia se atrasado ele não teve coragem de dizer a verdade e mentiu dizendo que na oficina haviam atrasado o reparo. Mas o rapaz não sabia que o pai já havia telefonado para a oficina, assim sendo, constatou que o rapaz estava mentindo. O pai muito desapontado virou-se para o filho e disse: “Algo não está certo no modo como o tenho criado, porque você não teve a coragem de me dizer a verdade. Vou refletir sobre o que fiz de errado a você. Caminharei as 18 milhas até nossa casa para pensar sobre isso”.  Vetido com o seu melhor terno e calçando sapatos elegantes começou a caminhada por longo caminho de terra e sem iluminação. Ao ver o pai que continuava caminhando o rapaz, arrependido, começou a segui-lo, dizendo consigo mesmo que jamais mentiria novamente, pois, por causa de uma mentira estúpida estava fazendo seu pai sofrer.

Este episódio se passou na família Gandhi: O Dr. Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi e fundador do MK Gandhi Institute, contou  esta  história  sobre a forma e a habilidade com que seus pais o educaram em uma  palestra proferida em junho de 2002 na Universidade de Porto Rico. Este fato mostra que a família Gandhi atuava sempre com base na filosofia da “não violência”, inclusive na educação dos filhos.Ele encerrou a palestra dizendo: “Se ele tivesse me castigado da maneira como nós castigamos nossos filhos, será que teria aprendido a lição? Não, não creio. Teria sofrido o castigo e continuaria fazendo o mesmo. Mas esta ação não-violenta foi tão forte que ficou impressa na memória como se fosse ontem. Este é o poder da vida sem violência.
Muita Luz a todos!







2 comentários:

disse...

Ebaaaaaaa!!! Que bom que voltou!!! Tô feliz por isso amiga!!! Deixo meu carinho amor!!!
Bjsssssssss

soninha disse...

Pena que os ocidentais não pensem assim...bjs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Photobucket

Oração do Amanhecer Senhor, no silêncio desse dia que amanhece, venho te pedir a paz, a sabedoria e a força. Quero olhar o mundo com teus olhos e, assim, ver somente o bem em cada um. Guarda meus ouvidos de toda a malícia; a minha língua, de toda a maldade. Que minhas mãos expressem gestos de caridade. e, que no decorrer deste dia, eu possa Te revelar a todos.

Amém!

Photobucket

Oração do Anoitecer Obrigado, Senhor, por mais este dia que termina, por tudo o que nele aconteceu. Obrigado pelo trabalho e estudo de hoje. Obrigado pelos novos ensinamentos que adquiri. Obrigado pelo alimento material e espiritual que recebi. Obrigado pela alegria que me concedeste ao encontrar-me com meus amigos. Obrigado pelo amor que encontro nos olhos dos meus familiares. Obrigado pela paz que nasce de cada encontro com o Cristo vivo e presente na Palavra que ouço, na Eucaristia que comungo e nas pessoas com quem convivo. Obrigado, Senhor, por tudo!

Amém!

Photobucket

Pelo poder da Santa Cruz Pelas palavras de Jesus Pelo poder da Terra, do Ar e do Mar Pelo poder que Deus me dá Eu tiro todo mal, toda inveja, todo olho grande de mim, do meu corpo, da minha casa, do meu lar, do meu trabalho E trago muita paz, muito amor, felicidade e prosperidade. Amém

Photobucket

Do ponto de Luz na Mente de Deus

Que flua luz às mentes dos Homens,

Que a luz desça à Terra.

Do ponto de Amor no Coração de Deus

Que flua amor aos corações dos homens,

Que Cristo retorne à Terra.

Do centro onde a Vontade de Deus é conhecida,

Que o propósito guie

as pequenas vontades dos homens,

Propósito que os Mestres conhecem e servem.

Do centro a que chamamos raça dos homens,

Que se realize o Plano de Amor e de Luz

E se feche a porta onde se encontra o mal.

Que a Luz, o Amor e o Poder restabeleçam

O Plano Divino sobre a Terra,

Hoje e por toda a eternidade.

Amém