Seguidores

domingo, 7 de agosto de 2011

ARTE DE PERGUNTAR



             Escreveu o filósofo alemão F. NIETZCHE que " cada um é por si mesmo o ser mais distante".  Parece que com esta frase um tanto enigmática para a época, ele antecipou em muitos anos as modernas reflexões da PSICOLOGIA TRANSPESSOAL que iria surgir sómente em meados da década de sessenta, em pleno século XX.
            Aprendemos a viver sómente na periferia de nós mesmos, nos "subúrbios" do ego que determina que tipo de frequencia de imagens e de sons podemos  captar.
            Deste modo, o universo não é exatamente o que é, mas o que aparenta ser.
            Uma flor não é simplesmente uma flor, é muito mais do que isto mas não conseguimos ir além das definições habituais.
            Muito curiosa a poesia de  KALIL GIBRAN: "Se vivesseis sempre no deslumbramento dos dias, vossa dor não pareceria maior que vossa alegria".  Isto sugere que os poetas, em seus sonhos e devaneios, conseguem encontrar o significado oculto de tudo aquilo que parece não fazer sentido, como a dor, por exemplo.  Eles descrevem numa linguagem "alucinógena", o que pode existir por trás do véu que nosso pensamento racional, lógico e linear, ergueu para encobrir a visão daquilo que seria imsuportável para nós encarar face a face.
            Vivemos, portanto, na periferia da vida, distantes do centro dela.  Nos contentamos com movimentos corriqueiros, repetitivos, quase que previstos diáriamente.  Aquilo que é inconstante, que está em mudança continuada passa-nos despercebido.  Preferimos aceitar tudo o que não compreendemos pois temos medo de enlouquecer se  prestarmos mais atenção ao que acontece à nossa volta.
            Certa feita o poeta americano do século XIX, WALT WHITMAN, escreveu que: " cada amanhecer é um novo milagre".  Para ele, não amanhece porque a terra voltou um lado de sua face para o sol, obedecendo a um movimento automático,  previsto nas leis da física.  É um milagra, apenas.  Os racionalistas, decerto, sorrindo, talvez tenham retrucado com enfado:" É um louco!!!. Isto não é um milagre, é uma questão de pura lógica!!".
            Narra a Biblia que, quando os hebreus, depois de muitos dias e noites andando pelo deserto sob o comando de Moisés, encontraram, pela manhã, numa determinada região onde acamparam, substancias esbranquiçadas caidas pelo chão.  A primeira pergunta que fizeram foi: MAN' HU?(O que é isto?), e se fartaram a come-las já que elas tinham um gosto agradável.
            A expressão hebraica, mais tarde, geraria MANÁ que, muito tempo depois, transformou-se "no pão que O Senhor vos dá para comer", segundo definiu Moisés naquele tempo. Para ele, era um milagre, um sinal de Deus.
            Sómente em 1923, a botânica descobriu que era uma espécie de alimento, próprio daquela região desértica do sinai. Pequenas folhas que, modificadas por um pequeno inseto, caiam das árvores aos montes, adocicadas e nutritivas.
           Ainda assim, a expressão MAN'HU(Que é isto?), permaneceu como uma indefinição daquilo que Moisés resolveu denominar de "pão" a fim de firmar seu comando sobre o povo que conduzia.
           A passagem biblica sugere-nos que a vida deve ser uma constante pergunta já que ela é feita de constantes milagres, dores, alegrias, perplexidades, onde o absurdo e a graça andam juntos.
           A  vida é como um rio que corre em direção ao grande oceano. Um processo, numca um fim em si mesma. Por isso, GIBRAN, poéticamente, diz que o objetivo da vida é "encontrarmos o alvo além da vida".
          O que é isto?.     Quem sou eu?.  Deveriamos, muito cedo, termos aprendido a formularmos estas questões pois assim, talvez, evitássemos transformar nossa experiencia numa aventura banal.
          "Cada ser é, por si mesmo o ser mais distante". Com esta questão em mente, empreenderiamos uma jornada em direção a nós mesmos e evitariamos nos contentar com definições que pretendem circunscrever nosso raio de ação. Talvez nos transformássemos no "filho pródigo" que  sai em   busca do desconhecido a fim de encontrar a si próprio.
          "Todos nascemos gênios.  A sociedade nos torna mediocres!!!", disse, certa feita, o grande educador americano, BUCKMINSTER FULLER.   Ele não estava longe da verdade pois, embora seja necessária a socialização, muitas culturas estabeleceram para seus cidadãos regras no que poder ver, ouvir e perguntar. Estas regras se tornam instrumentos de visão medíocre de seus governantes e estabelecem que toda pergunta é um atentado contra a "ordem social".
          Quando deixamos de perguntar pelo sentido das coisas, empobrecemos as respostas que o núcleo da vida contém, como diz o livro do Eclesiastes:" Nada há, pois, novo debaixo do sol"(Ecl.f 1:9).  Acontece que o "novo" é a revelaçao daquilo que é, que já está presente, mas que sem o hábito da pergunta, da reflexão, do questionamento, não passa de coisa  comum.
          Uma semente é  uma pergunta que encerra a resposta da árvore que virá ou não se mostrar à luz do sol.
          Sem a pergunta inteligentemente formulada, a informação permanece na superficie sem penetrar no intimo.
          Dizem que a fé é a ausência da dúvida. Não, não é verdade. A verdadeira fé é aquela que sabe duvidar, perguntar, elaborar questionamentos.  É o  consentimento do coração tocado pelas luzes da razão.
          Os delicados e simétricos desenhos que aparecem nas asas de uma frágil borboleta e a dança das gigantescas galáxias, distantes milhões de anos luz de nosso sistema, sugerem-nos, de igual maneira, a mesma pergunta: O QUE É ISTO?.
 TARCISIO ALCANTARA
                     


NAMASTÊ!

Photobucket

Um comentário:

Evanir disse...

Estou muito feliz em ter encontrado seu blog.
Querida mesmo dizendo ser uma mulher madura seus traços conserva a beleza que que sempre foi.
Li seu texto e considerando que
podemos resumir a algumas frases
em bora esse texto seja belissimo e você tem excelente gosto para leitura.
Nesse meu resumo eu digo..]
A Vida è Um Milagre a cada amanhecer é assim que vejo e acredito.
Uma linda semana beijos no coração,Evanir.
Estou seguindo seu blog porque gostei muito dele e de você com um lindo perfil.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Photobucket

Oração do Amanhecer Senhor, no silêncio desse dia que amanhece, venho te pedir a paz, a sabedoria e a força. Quero olhar o mundo com teus olhos e, assim, ver somente o bem em cada um. Guarda meus ouvidos de toda a malícia; a minha língua, de toda a maldade. Que minhas mãos expressem gestos de caridade. e, que no decorrer deste dia, eu possa Te revelar a todos.

Amém!

Photobucket

Oração do Anoitecer Obrigado, Senhor, por mais este dia que termina, por tudo o que nele aconteceu. Obrigado pelo trabalho e estudo de hoje. Obrigado pelos novos ensinamentos que adquiri. Obrigado pelo alimento material e espiritual que recebi. Obrigado pela alegria que me concedeste ao encontrar-me com meus amigos. Obrigado pelo amor que encontro nos olhos dos meus familiares. Obrigado pela paz que nasce de cada encontro com o Cristo vivo e presente na Palavra que ouço, na Eucaristia que comungo e nas pessoas com quem convivo. Obrigado, Senhor, por tudo!

Amém!

Photobucket

Pelo poder da Santa Cruz Pelas palavras de Jesus Pelo poder da Terra, do Ar e do Mar Pelo poder que Deus me dá Eu tiro todo mal, toda inveja, todo olho grande de mim, do meu corpo, da minha casa, do meu lar, do meu trabalho E trago muita paz, muito amor, felicidade e prosperidade. Amém

Photobucket

Do ponto de Luz na Mente de Deus

Que flua luz às mentes dos Homens,

Que a luz desça à Terra.

Do ponto de Amor no Coração de Deus

Que flua amor aos corações dos homens,

Que Cristo retorne à Terra.

Do centro onde a Vontade de Deus é conhecida,

Que o propósito guie

as pequenas vontades dos homens,

Propósito que os Mestres conhecem e servem.

Do centro a que chamamos raça dos homens,

Que se realize o Plano de Amor e de Luz

E se feche a porta onde se encontra o mal.

Que a Luz, o Amor e o Poder restabeleçam

O Plano Divino sobre a Terra,

Hoje e por toda a eternidade.

Amém