Seguidores

quarta-feira, 29 de junho de 2011

CONHEÇA-TE!!!!



O autoconhecimento é um processo interno do indivíduo que procura conhecer seu próprio limite, suas necessidades e suas atitudes diante de qualquer situação.
É um processo de descobrimento, questionamento, de reflexão, no qual procuramos descobrir e nos indagar sobre o que podemos fazer por nós mesmos.
Com este processo, o homem tem a oportunidade de melhorar a forma com que se relaciona consigo mesmo e com as pessoas que o cercam.
Você já se perguntou por que algumas pessoas são tão decididas, estáveis emocionalmente e equilibradas, enquanto outras, na primeira dificuldade que encontram se desmoronam e se desesperam?
O diferencial que faz com que cada um tenha controle sobre suas emoções é justamente o autoconhecimento.
O que ocorre é que muitas pessoas pensam que se conhecem, porém, em uma avaliação mais cuidadosa, constata-se pouco conhecimento de si mesmo.
Mas afinal, como poderemos saber se realmente nos conhecemos, e como podemos ampliar este conhecimento?
Um bom exercício é fazer uma lista contendo dez coisas que gosta em você, e dez que não gosta.
Quando terminar, procure avaliar qual listagem foi mais difícil de ser concluída. Pense um pouco sobre o que você não gosta em você, e como poderá fazer para mudar. Reflita se cabe somente a você fazer essas mudanças ou se depende de outros, e o que o impede de começar a fazer já as mudanças almejadas.
É muito importante fazer reflexões dos pontos negativos e dos positivos. Quando se reconhece os pontos negativos, podemos mudar um a um, gradativamente. E quanto aos pontos positivos, eles podem servir como reforço a autoestima e a se tornar mais confiante. Acredite, você é capaz.
Sócrates foi sábio em dizer: “Uma vida sem reflexão não merece ser vivida”.
Themis Nascimento Busse (Teóloga Espírita)

Photobucket

2 comentários:

Unknown disse...

Belo texto!Uma tarefa difícil porém interessante.bjs e um lindo domingo.

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Autoconhecimento é básico para se viver melhor, mas não é fácil, eu acho.
Beijinhos meus!
Sua amizade me faz mais feliz!
Suas visitas aos meus blogs tornam o meu dia bem melhor!
Acompanhe as atualizações dos meus 28 blogs aqui: http://blogsdasoniasilvino.blogspot.com e aqui blogsdasoniasilvino2.blogspot.com
Sônia Silvino's Blogs
Vários temas & um só coração!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Photobucket

Oração do Amanhecer Senhor, no silêncio desse dia que amanhece, venho te pedir a paz, a sabedoria e a força. Quero olhar o mundo com teus olhos e, assim, ver somente o bem em cada um. Guarda meus ouvidos de toda a malícia; a minha língua, de toda a maldade. Que minhas mãos expressem gestos de caridade. e, que no decorrer deste dia, eu possa Te revelar a todos.

Amém!

Photobucket

Oração do Anoitecer Obrigado, Senhor, por mais este dia que termina, por tudo o que nele aconteceu. Obrigado pelo trabalho e estudo de hoje. Obrigado pelos novos ensinamentos que adquiri. Obrigado pelo alimento material e espiritual que recebi. Obrigado pela alegria que me concedeste ao encontrar-me com meus amigos. Obrigado pelo amor que encontro nos olhos dos meus familiares. Obrigado pela paz que nasce de cada encontro com o Cristo vivo e presente na Palavra que ouço, na Eucaristia que comungo e nas pessoas com quem convivo. Obrigado, Senhor, por tudo!

Amém!

Photobucket

Pelo poder da Santa Cruz Pelas palavras de Jesus Pelo poder da Terra, do Ar e do Mar Pelo poder que Deus me dá Eu tiro todo mal, toda inveja, todo olho grande de mim, do meu corpo, da minha casa, do meu lar, do meu trabalho E trago muita paz, muito amor, felicidade e prosperidade. Amém

Photobucket

Do ponto de Luz na Mente de Deus

Que flua luz às mentes dos Homens,

Que a luz desça à Terra.

Do ponto de Amor no Coração de Deus

Que flua amor aos corações dos homens,

Que Cristo retorne à Terra.

Do centro onde a Vontade de Deus é conhecida,

Que o propósito guie

as pequenas vontades dos homens,

Propósito que os Mestres conhecem e servem.

Do centro a que chamamos raça dos homens,

Que se realize o Plano de Amor e de Luz

E se feche a porta onde se encontra o mal.

Que a Luz, o Amor e o Poder restabeleçam

O Plano Divino sobre a Terra,

Hoje e por toda a eternidade.

Amém