Seguidores

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Como explicar a existência do mal no mundo criado por Deus?


Muitas vezes nos questionamos como é possível haver o mal em um mundo criado por Deus? Por que sofremos tanto? Por que existem pessoas más?
Pietro Ubaldi, filósofo e espiritualista, escritor de diversos livros sobre os mecanismos que regem o nosso Universo, nos dá uma explicação que, para mim é satisfatória e muito razoável, visto que, ele se fundamenta em dados históricos que remontam os primeiros seres que habitaram este local, muito antes do ser Adâmico, que conhecemos através da Bíblia:

"A primeira criação ou criação originária foi a dos espíritos puros e perfeitos, oriundos da própria substância de Deus. Esses espíritos, que formavam um organismo unitário, possuíam as mesmas qualidades divinas, entre elas a do egocentrismo. Embora perfeitos, eram finitamente perfeitos, cada qual situado em seu próprio nível na hierarquia universal.
Alguns desses espíritos, porém, se deixaram levar por seu egocentrismo e, ultrapassando seus limites, infringiram a ordem do Sistema, colocando-se, em conseqüência, numa posição às avessas – o Anti-Sistema. Este, como produto da queda dos espíritos até então perfeitos, constituiu uma segunda criação - a do universo em que vivemos. Logo, esse universo não foi criação de Deus, mas resultante de uma atitude de rebeldia, o que, por si só, explica a sua imperfeição.
No entanto, o Anti-Sistema contém, em sua essência, as propriedades do Sistema e, por conseguinte, a possibilidade de sua redenção. E esse retorno gradual dos elementos do Anti-Sistema ao Sistema é o que denominamos de evolução.
A queda angélica, no entanto, não foi espacial, mas consistiu numa contração de dimensão e numa mudança de qualidade dos elementos rebeldes, os quais permaneceram, embora em situação de desequilíbrio, no Sistema e sob o controle deste.
Cada ser decaído conserva, em seu inconsciente, o conhecimento que possuía antes da queda. Por isso, todo conhecimento não passa, na verdade, de recordação, de reconquista gradual da sabedoria relativa à nossa antiga posição no Sistema.
Falimos, porque quisemos ir além dos limites da nossa perfeição e, como conseqüência dessa queda, os que se encontravam nas posições mais altas do Sistema foram projetados na posições mais baixas do Anti-Sistema. Por conseguinte, a queda não foi idêntica para todos os rebeldes, mas proporcional à responsabilidade e função que cada um possuía no Sistema. Assim, na longa caminhada de retorno, os espíritos que eram os mais elevados no Sistema serão os últimos a retornar às suas posições anteriores. Em conseqüência, todos os rebeldes, um dia, alcançarão a sua redenção, reassumindo, cada qual, a sua posição anterior no Sistema.
Deus não criou os espíritos simples e ignorantes, nem tampouco absolutamente perfeitos. Eles foram criados livres, relativamente perfeitos e com o conhecimento necessário à posição que ocupavam no Sistema. A liberdade dos espíritos, na criação originária, consistia em cumprir ou não cumprir as suas tarefas no Sistema e não a de poder modificá-lo.
O mal, a imperfeição e a dor não são, portanto, criações de Deus, mas resultados da rebeldia espiritual e qualidades específicas do Anti-Sistema. Enquanto que une os seres no Sistema é o amor e a liberdade, a união no Anti-Sistema é obtida pelo ódio e coação.
Como o Sistema é infinito, o Anti-Sistema é necessariamente finito. Por conseguinte, a existência do Anti-Sistema em nada prejudica o funcionamento do Sistema.
O retorno dos espíritos rebeldes ao Sistema se processa através de inúmeras reencarnações, as quais cessarão quando todos elementos do Anti-Sistema estiverem, de novo, reintegrados em suas antigas posições no Sistema".

(Pietro Ubaldi (1886-1972). Filósofo italiano, naturalizado brasileiro).


Muitas vezes nos chocamos com fatos como o terrorismo e o extermínio de milhares de pessoas inocentes...Devemos compreender que tudo tem uma razão de ser. 
O que aconteceu ontem com o terrorista Osama Bin Laden, vai muito além de julgarmos o certo e o errado. Aconteceu exatamente aquilo que tinha que acontecer...É o Anti-Sistema entrando em um processo de reintegração.

Photobucket

2 comentários:

AOSOLHOSDAALMA.BLOGSPOT.COM disse...

Amiga estrela linda vim convidar voce com muito carinho a fazer uma postagem sua em meu blog metoresdeluz.blogspot.com)
por hmail,pode ser um texto uma mensagem ou uma prece,tenho lido coisas lindas em seu blog,,
estou convidando a alguns amigos
evoce para mim é sempre muito especial,espero que possa aceitar,
se estiver sem tempo peço que me autorize a copiar uma post de seu blog,,abraços bjs marlene
iniciei hoje as posts com a vivian
vou postar por ordem de chegada
durante este mes,,

EU VENCI O CÂNCER! disse...

Voe......voe.....e seja feliz... De tudo o que existe, o mais importante está dentro de você.
São as suas qualidades de coragem, confiança e amor que querem brilhar, produzir resultados, dar-lhe saúde e paz.
Ponha-as em uso, visando realização, melhoria e pacificação, e verá fluírem de dentro como um pássaro restituído à liberdade.
Renove-se. Trabalhe com confiança. Aja com fé no dia de hoje e no de amanhã. Confie nas suas qualidades , porque são de Deus.
Tudo melhora por fora para quem melhora por dentro. Você é um pássaro preso quando prende as suas qualidades.
Por isso, voe, mas voe bem alto e verá do que você é capaz... Voe... voe... e Seja Feliz!!
(AD)

Voe e Seja Feliz!!


Que sua noite seja de muita paz, luz e lindos sonhos!!!
Bjs. no seu coração

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Photobucket

Oração do Amanhecer Senhor, no silêncio desse dia que amanhece, venho te pedir a paz, a sabedoria e a força. Quero olhar o mundo com teus olhos e, assim, ver somente o bem em cada um. Guarda meus ouvidos de toda a malícia; a minha língua, de toda a maldade. Que minhas mãos expressem gestos de caridade. e, que no decorrer deste dia, eu possa Te revelar a todos.

Amém!

Photobucket

Oração do Anoitecer Obrigado, Senhor, por mais este dia que termina, por tudo o que nele aconteceu. Obrigado pelo trabalho e estudo de hoje. Obrigado pelos novos ensinamentos que adquiri. Obrigado pelo alimento material e espiritual que recebi. Obrigado pela alegria que me concedeste ao encontrar-me com meus amigos. Obrigado pelo amor que encontro nos olhos dos meus familiares. Obrigado pela paz que nasce de cada encontro com o Cristo vivo e presente na Palavra que ouço, na Eucaristia que comungo e nas pessoas com quem convivo. Obrigado, Senhor, por tudo!

Amém!

Photobucket

Pelo poder da Santa Cruz Pelas palavras de Jesus Pelo poder da Terra, do Ar e do Mar Pelo poder que Deus me dá Eu tiro todo mal, toda inveja, todo olho grande de mim, do meu corpo, da minha casa, do meu lar, do meu trabalho E trago muita paz, muito amor, felicidade e prosperidade. Amém

Photobucket

Do ponto de Luz na Mente de Deus

Que flua luz às mentes dos Homens,

Que a luz desça à Terra.

Do ponto de Amor no Coração de Deus

Que flua amor aos corações dos homens,

Que Cristo retorne à Terra.

Do centro onde a Vontade de Deus é conhecida,

Que o propósito guie

as pequenas vontades dos homens,

Propósito que os Mestres conhecem e servem.

Do centro a que chamamos raça dos homens,

Que se realize o Plano de Amor e de Luz

E se feche a porta onde se encontra o mal.

Que a Luz, o Amor e o Poder restabeleçam

O Plano Divino sobre a Terra,

Hoje e por toda a eternidade.

Amém