Seguidores

domingo, 11 de abril de 2010

PRECONCEITO RELIGIOSO!!!



Recebi vários textos, via email, com comentário indignados à respeito do episódio envolvendo alguns  jogadores do Santos Futebol Clube por ocasião da Páscoa. A Páscoa que deveria servir para uma renovação espiritual, para alguns foi um retrocesso lamentável e vergonhoso na evolução como Ser Humano.
Não fiquei indignada, mas, muito, muito triste. É inacreditável constatar que em pleno século do desenvolvimento e da informação ainda exista o “preconceito religioso” no meio de nossa sociedade. E não estou falando somente do Brasil, o preconceito existe em qualquer lugar de nosso planeta. Todo tipo de preconceito é inaceitável, mas, o religioso, a meu ver, é o mais grave de todos.
Este é um espaço ecumênico e não levanto a bandeira de NENHUMA religião em particular. Sou Cristã fervorosa e convicta. Creio em Nosso Senhor Jesus Cristo e, acho que Ele não veio até nós para morrer na cruz somente por alguns e não por outros. Ele NUNCA falou em religiões, mas sim de Amor de Fé e de Caridade. Somos TODOS filhos de um mesmo Deus!
As religiões foram instituídas pelos HOMENS e não por Deus. Não condeno as Instituições religiosas, muito pelo contrário, acho que elas devem existir para exercerem a função de “mediadoras” do mundo material com o mundo espiritual. Também exercem a função de “freiar” certos vícios nocivos entre a humanidade. Porém, NENHUMA delas carrega o cetro da VERDADE ABSOLUTA! Este bastão pertence somente a Deus e não aos homens. Portanto é inadmissível que nos dias atuais, membros de algumas religiões se acham “donas absolutas da verdade”, olhando com desprezo para outros tipos de crenças que não as suas.
Vou reproduzir na íntegra o texto que me foi enviado para que vocês meditem sobre o tema, por favor, comentem. Gostaria de saber a opinião de todos vocês que me visitam.



"Aconteceu um incidente grave em São Paulo, que contraria tudo aquilo que se fala sobre o lado bom e generoso do povo brasileiro.

O incidente abaixo foi, primeiramente, noticiado pelo jornal Folha de SP ontem e depois pelos demais em todo o país.
O Lar Mensageiros da Luz é um abrigo de crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos, com deficiência, especificamente paralisia cerebral. Atualmente atendem 38 pessoas da Baixada Santista, SP

E de onde vêm esses deficientes?

São deficientes em risco pessoal e social encaminhados pelo Poder Judiciário, Conselho Tutelar, Poder Executivo Municipal ou espontaneamente.

O INACREDITÁVEL 
Como tudo começou? Foi programada na Semana Santa uma visita de jogadores do Santos F.C. ao Lar Mensageiros da Luz, que dá assistência à paralisia cerebral. Seriam entregues ovos de Páscoa. Quando o ônibus parou á porta da instituição, alguns jogadores como Neymar, Robinho, Fábio Costa, Durval, Léo, Marquinhos e Brum se recusaram a descer.   Ganso chegou com seu próprio carro e, antes de entrar no local, foi chamado pelos colegas que estavam no ônibus (eles gritaram e bateram nas janelas). Ganso entrou no ônibus e não saiu mais. 

A razão? Souberam que a instituição tinha sido fundada por espíritas. 
O presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro foi até o ônibus e conversou com os atletas. "Falei para os jogadores que o Santos tem que provar que não é apenas um time de futebol"

O técnico Dorival Júnior, visivelmente constrangido, disse que deixara claro que era uma atividade paralela às atividades do clube e que não era obrigatória a presença de todos. “Era pra ser algo fraterno, buscando uma troca com aquelas crianças que têm muito mais para nos ensinar do que temos para lhes oferecer” - disse o técnico santista. 
Dentro da instituição, os jogadores que participaram da doação dos 600 ovos, entre eles Felipe, Edu Dracena, Arouca, Pará e Wesley, conversaram e brincaram com as crianças.
Em entrevista à TV Bandeirantes, Robinho e Neymar disseram que sua religião (evangélica)  precisa ser respeitada. Por isso não desceram do ônibus para visitar os deficientes que os esperavam.
“Só ficamos sabendo quando chegamos ao local que se tratava de um ambiente espírita” – disse Robinho
Evangélico, Neymar disse o seguinte: “Fiquei sabendo dos rituais religiosos (sic) realizados no local somente quando cheguei lá. Tomei essa atitude, pois tinha receio de não me sentir bem".
E DEPOIS?
Essa notícia me foi trazida pelo meu filho e companheiro de jornada, Átila Nunes Neto, que como eu, estava chocado
Meu filho é um homem de 36 anos e foi criado num lar espiritualista, mas sempre alertado para que jamais sua fé passasse por cima dos princípios básicos da fraternidade.
Chico Xavier dizia que se Allan Kardec tivesse dito que “Fora do Espiritismo não há salvação”, ele não teria seguido os passos da Doutrina Espírita.
Mas, Kardec disse que “Fora da caridade não há salvação”. E a gente aprende que na caridade não há excessos e que deve ser a felicidade dos que dão e dos que recebem.
O preconceito no caso de alguns jogadores do Santos superou a caridade. É uma pena. Eles teriam invadido de alegria os corações daquelas crianças com paralisia cerebral.
Mas, o preconceito é uma opinião não submetida à razão.
Pior mesmo, é quando o preconceito religioso surge de quem pensa com os pés".
ÁTILA NUNES
Texto enviado por Estela Galdino via email.

Fiquem na Paz de Deus!








Um comentário:

Elsy Myrian disse...

Minha querida a palavra religião é oriunda do termo religare, quer dizer nos unir ao Divino que tudo sabe e que tudo ver, quem somos nós frágeis humanos pra conceituar o que é certo ou errado em termos filósoficos ou religioso. Lamentável essa postura de pessoas principalmente porque são formadoras de opinião e mostraram que além de mal educados, sem cárater não tem Deus no coração mesmo tendo uma titularidade dita religiosa. Por coincidência te mandei um vídeo sobre isso. Parabéns pela abordagem do tema e se você me permitir postarei no Filha de Jah meu blog onde luto ferreamente contra qualquer tipo de preconceito. Aplausos de pé ao seu texto. Bjus com carinho

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Photobucket

Oração do Amanhecer Senhor, no silêncio desse dia que amanhece, venho te pedir a paz, a sabedoria e a força. Quero olhar o mundo com teus olhos e, assim, ver somente o bem em cada um. Guarda meus ouvidos de toda a malícia; a minha língua, de toda a maldade. Que minhas mãos expressem gestos de caridade. e, que no decorrer deste dia, eu possa Te revelar a todos.

Amém!

Photobucket

Oração do Anoitecer Obrigado, Senhor, por mais este dia que termina, por tudo o que nele aconteceu. Obrigado pelo trabalho e estudo de hoje. Obrigado pelos novos ensinamentos que adquiri. Obrigado pelo alimento material e espiritual que recebi. Obrigado pela alegria que me concedeste ao encontrar-me com meus amigos. Obrigado pelo amor que encontro nos olhos dos meus familiares. Obrigado pela paz que nasce de cada encontro com o Cristo vivo e presente na Palavra que ouço, na Eucaristia que comungo e nas pessoas com quem convivo. Obrigado, Senhor, por tudo!

Amém!

Photobucket

Pelo poder da Santa Cruz Pelas palavras de Jesus Pelo poder da Terra, do Ar e do Mar Pelo poder que Deus me dá Eu tiro todo mal, toda inveja, todo olho grande de mim, do meu corpo, da minha casa, do meu lar, do meu trabalho E trago muita paz, muito amor, felicidade e prosperidade. Amém

Photobucket

Do ponto de Luz na Mente de Deus

Que flua luz às mentes dos Homens,

Que a luz desça à Terra.

Do ponto de Amor no Coração de Deus

Que flua amor aos corações dos homens,

Que Cristo retorne à Terra.

Do centro onde a Vontade de Deus é conhecida,

Que o propósito guie

as pequenas vontades dos homens,

Propósito que os Mestres conhecem e servem.

Do centro a que chamamos raça dos homens,

Que se realize o Plano de Amor e de Luz

E se feche a porta onde se encontra o mal.

Que a Luz, o Amor e o Poder restabeleçam

O Plano Divino sobre a Terra,

Hoje e por toda a eternidade.

Amém