Esta arma aniquila qualquer organização social, por mais bem ajustada que possa ser. Ela surge nos ambientes de improviso. Não se sabe de onde ela vem e nunca tem paternidade. Oficialmente não existe. Sua trincheira de luta é sempre a clandestinidade.
Quando ataca, fere, agride, desanima e destrói. Nenhum grupo social está livre da fofoca. E quando ela medra dificilmente será extinta porque quando as providencias combativas chegam, ela já fez o estrago que queria…
Quem administra necessita ter suas antenas vigilantes para flagrar as fofocas em suas origens, a fim de não dar chance de avanço.
É incrível, mas o ser humano está sempre pronto para cuidar da vida alheia. Este foi um vício que foi institucionalizado, pois até as nações já estão fofocando.
Uma historinha sobre fofoca: Numa cidade do interior Lourenço encontrou um dirigente espírita, homem ilibado, trabalhador e muito querido. Todo mundo queria ouvi-lo um pouco mais e como no centro espírita isso era impossível, as pessoas se propunham avistá-lo em sua residência. Ao que, ele diz:
- Isso mesmo passe lá em casa!
Tomaremos um cafezinho e falaremos mal dos outros.
Lourenço ficou preocupado e quis saber do cidadão o porquê dessa resposta e o dirigente completou:
- Olha meu filho, o maior perigo que a humanidade enfrenta é o exercício da língua. A língua é um instrumento perigosíssimo, quando mal aplicado. Deus, conhecendo os perigos da língua, encerrou-a numa caverna (a boca) e colocou uma grade (os dentes). O homem, no entanto, ignora tudo isso e, ante qualquer deslize de seu semelhante, libera a língua e censura o infeliz, sem dó, induzindo as pessoas a fofocarem comigo, fico mais tranquilo, porque as fofocas que ouço terminam em mim e não vão causar à frente desgostos, terríveis crises, inimizades e quem sabe até crimes…
Arrematando este breve comentário encaixo antiquíssimo provérbio chinês que diz:
“Antes de colocar a língua em movimento verifique se a mente está engrenada”…
2 comentários:
Para ensinar a viver a vida ilibada que faz bem e produz, devemos seguir o MANUAL DE INSTRUÇÃO DAQUELE que nos criou com SUA IMAGEM E SEMELHANÇA, para ELE somos filhos amados, únicos (não há outro igual a você) e que para ser feliz deve seguir SUA PALAVRA.
Nela encontramos""A boca do justo produz sabedoria, mas a língua da perversidade será desarraigada; Os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca do perverso, somente o mal."(Provérbios cap.10 versículos 31e32. Agindo assim, os justos prevalecerão sobre todas as mentiras e falatórios insanos. A PALAVRA DE DEUS É DIGNA DE CONFIANÇA>
Que maravilha de alerta querida...fazer fofoca é algo extremamente lamentável...
Cada um de nós tem o dom da palavra, que recebemos de Deus e nos cabe usá-lo da maneira mais construtiva possível.
Boa semana amiga...beijos...
Valéria
Postar um comentário